Criado por Ana Faustino em sexta, 27 maio 2022
AdBlue – O que é e como funciona?
Se comprou ou está a pensar comprar um carro recente a gasóleo já reparou que tem um depósito a mais para AdBlue. Qual será a função deste aditivo?
.
A razão deste aditivo é simples: reduzir as emissões de óxido de nitrogénio gerados nos processos de combustão dos veículos. A solução é composta por 32,5% de ureia pura e 65,7% de água desmineralizada e atua diretamente sobre os gases de escape.
.
O surgimento do AdBlue deve-se à tentativa de resposta, por parte da indústria automóvel, de agir de acordo com os protocolos originados nas cimeiras ambientais.
.
As normas Euro 6, do conselho europeu, exigem aos fabricantes dos automóveis o desenvolvimento e implementação de tecnologias que atuem reduzindo a emissão dos gases poluentes e contaminantes. Deste modo, nasceu o AdBlue que é injetado diretamente no sistema de escape do veículo e cumpre as normas impostas.
.
O bocal de enchimento do depósito de AdBlue encontra-se, geralmente, junto à entrada de combustível ou no lugar do pneu sobressalente e pode ser aplicado tal como o gasóleo, através de mangueira num posto de abastecimento, ou, caso não encontre um posto com esta opção, existem jerricans de 5, 10 ou 20 litros.
.
A estimativa de consumo é de aproximadamente 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 Km, no entanto, varia consoante a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel, entre outras.
.
Caso planeie uma viagem mais longa tenha em atenção a quantidade deste aditivo que tem no depósito, caso fique vazio, o seu carro não irá arrancar. Para reduzir a sua pegada ecológica a sua utilização é fundamental, para além de bastante prática.
.
Conheça AQUI os carros a diesel que a Benecar tem para lhe oferecer!
.
.
.
Fonte: GALP


